São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria 'herdou' problema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A maioria das pessoas que tem alterações dos níveis de gorduras e colesterol (dislipidemias) "herdou" o problema dos seus pais.
Essas pessoas têm uma predisposição genética para ficar com o colesterol mais alto -são as chamadas dislipidemias primárias.
As dislipidemias são uma das doenças genéticas mais comuns -um em cada 500 habitantes tem esse problema.
Uma dieta inadequada (rica em alimentos gordurosos de origem animal) desencadeia um aumento do colesterol nessas pessoas.
Outras alterações do colesterol são causadas por problemas como diabetes e doenças nos rins -são as dislipidemias secundárias.
Ovos com bacon
A combinação de um alimento gorduroso (bacon) com um alimento rico em colesterol (gema de ovo) aumenta ainda mais a absorção dessas duas substâncias no sistema digestivo.
Existem vários tipos de gordura. As saturadas (banha, manteiga, pedaços de gordura no meio da carne) aumentam os níveis do LDL colesterol (mais nocivo).
As poliinsaturadas (óleos vegetais) diminuem tanto o LDL como o HDL (colesterol mais protetor). As gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva) diminuem o LDL e não interferem com o HDL. (JB)

Texto Anterior: Operado faz atividade física e tem dieta de verduras e frutas
Próximo Texto: Medicações ajudam a evitar doença cardíaca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.