São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartão de supermercado é opção para adiar pagamento

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cartões de crédito oferecidos por algumas grandes redes de supermercados são uma opção a mais para o consumidor adiar o pagamento de suas compras.
Mas devem ser usados com critério, pois cobram juros do dia da compra até o do pagamento. As taxas, na semana passada, giravam entre 10% e 11,5% ao mês.
É uma alternativa mais barata que usar o cheque especial, por exemplo, cujos juros estão oscilando entre 14% e 16%.
Entretanto, se o supermercado aceitar cheque pré-datado, o consumidor sai ganhando.
Embora poucos estabelecimentos operem com os cartões de crédito tradicionais, são também mais vantajosos, já que não cobram juros até o vencimento da fatura.
Saiba agora como você pode utilizar alguns cartões.
Special Card, do Grupo Pão de Açucar - Fique atento às promoções, sem cobrança de juros, desde que o pagamento seja feito em 15, 20 ou até 30 dias após a compra, diz Luís Cássio de Oliveira, gerente de produto e marketing direto do grupo.
Se você estiver sem dinheiro, pode usar o crédito rotativo. Ou seja, paga um percentual mínimo da fatura na data de seu vencimento e refinancia o restante. Mas os juros são altos: 10,5% ao mês.
Para os produtos não-alimentícios, há o parcelamento em até três prestações mensais (juros de 10,5% ao mês).
Os portadores do Special Card recebem ainda brindes e cupons de desconto para a compra de determinados produtos.
Além disso, conforme o cliente utiliza o cartão, vai acumulando pontos, que depois são convertidos em bônus para serem descontados do valor das próximas compras.
Finalmente, os portadores do cartão recebem um seguro. Se o titular morrer, seus beneficiários ganham um ano de compras grátis nas lojas do grupo, limitadas ao valor médio de utilização do cartão nos últimos três meses.
Paes Mendonça Card - Não parcela pagamentos. A fatura precisa ser quitada no vencimento.
Segundo seu diretor, Vander Luiz Vasconcelos, a rede faz também promoções constantes, sem cobrança de juros ou com taxas reduzidas em certos períodos.
Cartão Carrefour - Seu grande diferencial é que pode ser usado para pagamento à vista. Para isso, o cartão deve ser vinculado à conta corrente do usuário. Ele paga com o cartão, no caixa, e o valor é descontado de sua conta em um dos bancos conveniados (que são 23, segundo a diretoria da rede).
Além disso, oferece o crédito parcelado, em até três vezes, mas apenas para produtos não-alimentícios, com juros de 10% ao mês.
Sé Supermercados - Não se trata de um cartão de crédito ou de compras, mas oferece vantagens a seus portadores.
Se o cliente apresentar o cartão, seu cheque é imediatamente liberado pelo caixa, diz o diretor-presidente da rede, Peter Hardtmeier.
Além disso, todas as compras feitas entre os dias 20 e 31 só terão o cheque depositado no dia 7 do mês seguinte.
Caso o titular seja aposentado, o depósito do cheque só se dará no dia em que ele recebe o seu benefício, no mês seguinte. Para isso, basta que apresente ao caixa a carteira do INSS.

Texto Anterior: Para Fiesp, número de feriados é 'normal'
Próximo Texto: Real fez mais redes aderirem ao "dinheiro de plástico"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.