São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valdano bate Johan Cruyff

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Barcelona de Cruyff tem saldo negativo frente às equipes que Valdano dirigiu -duas temporadas no Tenerife e a atual no Real.
Valdano tem três vitórias sobre Cruyff, por duas vezes empataram e só um jogo terminou mal para o argentino.
No último confronto, o Real Madrid venceu por 5 a 0, em Madri. Os dois times só voltam a se enfrentar em 28 de maio, três finais de semana antes do encerramento da competição.
O ano de 1974 marcou a chegada à Espanha de dois jogadores que, 20 anos depois, tornaram-se os principais técnicos do país: Jorge Valdano e Johan Cruyff.
A diferença de status era tremenda. Cruyff, vice-campeão na Copa-74, vindo do Ajax, bicampeão da Copa dos Campeões, aportava no portentoso Barcelona.
Valdano era um jogador de 19 anos, vindo de um time do interior da Argentina, o Newell's Old Boys, de Santa Fé, e chegava para disputar a segunda divisão espanhola no Alaves.
Uma das primeiras recordações de Valdano na Espanha foi o jogo entre Alaves e Barcelona pela Copa do Rei.
Valdano tentou interferir em uma das reclamações que Cruyff fazia ao árbitro e teve que ouvir do holandês: "Para começar, eu sou o senhor Cruyff para você".
Valdano só foi promovido à Primeira Divisão, transferido para o Zaragoza, na temporada 78/79 -Cruyff já tinha deixado o Barcelona para jogar nos EUA.
(RB)

Texto Anterior: Filósofo' triunfa com 'orgia no futebol'
Próximo Texto: Livro revela face humanista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.