São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Controvérsia do Positivismo - é uma controvérsia em torno da orientação filosófica do positivismo e do neopositivismo, travada entre Adorno e Popper.
O debate ocorreu num congresso de sociologia que festejava os cem anos de nascimento do sociólogo Max Weber (1864-1920).
Há uma edição em espanhol da polêmica, editada sob o título "La Disputa del Positivismo en la Sociología.

Controvérsia dos Historiadores - é uma polêmica que envolveu, de uma lado, Habermas e, de outro, historiadores alemães contemporâneos, que negam o holocausto e os campos de concentração.
Estes historiadores falam de uma suposta mentira sobre Auschwitz, ou então amenizam, como Nolte, os crimes nazistas. O ponto de vista de Habermas sobre a controvérsia está em seu livro "Historikerstreit" (1986).

Ética discursiva - é o nome que Apel e Habermas deram a sua teoria ética, baseada na justiça, democracia e diálogo, e que exige que todas as normas vigentes em uma sociedade sejam validadas em processos argumentativos, livres de coerção externa e interna.
Dentro desse princípio, as normas sociais terão validade desde que sejam aceitas pelo grupo por vias argumentativas, dialógicas, impondo-se a norma defendida por argumentos racionais emitidos, de preferência, por todos os "atingidos".
Dentro desse contexto, o debate sobre a pena de morte, por exemplo, exigiria que também os condenados fossem ouvidos, sem uso de coação ou violência.

Juridização (Verrechtlichung) - refere-se ao processo de crescente penetração de normas jurídicas na sociedade (burocratização) e de regulamentação da vida por vias jurídicas.

Texto Anterior: AS OBRAS
Próximo Texto: A HISTÓRIA NEGATIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.