São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Multiculturalismo - termo em voga nos EUA e na Alemanha para caracterizar o convívio de diferentes grupos étnicos e culturais dentro de uma mesma sociedade. Exemplos clássicos são países de forte imigração (EUA, Canadá, Austrália e Brasil).
Cohn-Bendit, que foi secretário de cultura de estado de Hesse, introduziu o conceito depois de constatar que, a partir dos anos 80, a Alemanha virou um país de imigração (de turcos, curdos, vietnamitas e também de alemães que viviam havia gerações no exterior).
O atrito entre etnias, convicções religiosas, hábitos culturais, diferenças sociais e competição no mercado de trabalho têm exigido programas governamentais de "educação para a tolerância" e aprendizado multicultural.
Na Alemanha, debate-se sobre o risco de que isso leve a "guetizar (isolar em guetos) as minorias culturais, ao invés de estabelecer pontes entre elas.

Pragmatic turn (guinada pragmática) - é uma guinada que o pensamento de Habermas dá ao desenvolver a teoria da ação comunicativa, abandonando a filosofia da consciência e o marxismo, e sugerindo o recurso a autores do mundo anglo-saxônico de orientação pragmática, como John Dewey e George Herbert Mead.
Se o foco da análise sociológica de Marx estava na categoria do trabalho, na ação comunicativa o foco está na "inter-ação comunicativa, ou ação linguisticamente mediatizada.
Daí essa mudança de enfoque ser conhecida também como linguistic turn ou communicative turn (guinada linguística ou comunicativa).
Ao ampliar o conceito de ação social ou estratégica para o conceito de ação comunicativa, Habermas valorizou a existência de uma razão comunicativa (voltada para o entendimento, para os fins), embora não negue outras instâncias, como a razão técnica.

Texto Anterior: A HISTÓRIA NEGATIVA
Próximo Texto: O QUE LER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.