São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É QUEM

Theodor Wiesengrund Adorno (1903-1969) é, ao lado de Max Horkheimer (1895-1973), Walter Benjamin (1892-1940) e do próprio Habermas, um dos pensadores da chamada Escola de Frankfurt, que se caracterizou por uma crítica da cultura realizada a partir da obra de Karl Marx (o chamado "marxismo ocidental).
Adorno e Horkheimer são os responsáveis também pela chamada Teoria Crítica -tentativa de criar um sistema de pensamento crítico em relação à lógica científica (paradigma da razão abstrata), mas sem cair no irracionalismo e seguindo os preceitos do materialismo marxista.

John Dewey (1859-1952) - filósofo e educador americano, fundador da escola de filosofia do pragmatismo. Representou os defensores de um sistema educacional progressista, baseado em princípios de democracia.

Lawrence Kohlberg (1927-1987) - psicólogo norte-americano da chamada teoria cognitiva, influenciado por Jean Piaget (1896-1980), que atuou no campo da psicogênese e da educação moral.

Charles Taylor - filósofo canadense, defensor de uma teoria comunitarista da moral (contrária à teoria cognitivista de Kohlberg) segundo a qual a coesão e solidariedade da comunidade asseguram os padrões morais dentro da sociedade.

N. Bourbaki - matemático francês, estudado e citado por Jean Piaget e Rolando García na "Psychogenese et Histoire des Sciences".

Ernst Cassirer (1874-1945) - filósofo alemão, autor de "A Filosofia das Formas Simbólicas, que propõe que mito, arte, linguagem e conhecimento filosófico são "formações simbólicas que determinam diferentes formas de compreensão do mundo.

Ernst Jünger - escritor alemão nascido em 1895. Em suas obras -como nos contos de "Fogo e Sangue (1925)- cultuou a guerra como fator de elevação espiritual, chegando a ser um adepto explícito do nazismo.

Texto Anterior: A HISTÓRIA NEGATIVA
Próximo Texto: RECEITA PARA LER HABERMAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.