São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
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Grandes redes dão exemplo de internacionalização

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As redes de franquia que hoje têm diversas unidades no exterior não nasceram assim. Elas já foram pequenas e tiveram que lutar para crescer.
A locadora de carros Localiza Rent a Car está em seis países: Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além do Brasil. Dia 15 de maio expande para o sétimo país, com a inauguração de uma unidade em Aruba.
A internacionalização da empresa teve início em 1992, quase 20 anos depois da abertura, em Belo Horizonte, com seis carros Volkswagen usados e financiados.
O faturamento, no ano passado, atingiu US$ 220 milhões, com lucro de US$ 30 milhões, provenientes do trabalho de 2.000 pessoas no Brasil e 300 no exterior.
Aristides Newton, vice-presidente da empresa, conta que o processo começou pela Argentina. "Aproveitamos a experiência de atender argentinos aqui durante as férias e decidimos entrar no país com uma master-franquia", conta.
Newton diz que hoje a empresa atua em 42 cidades da Argentina. A rede tem 250 agências no Brasil e 76 no exterior.
A rede de fast food Bob's, com 75 lojas, escolheu o Mercosul (Mercado Comum do Sul, que engloba a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) para iniciar a expansão estrangeira.
A previsão do Bob's é de que as primeiras loja na Argentina e no Uruguai abram as portas em 1996.
"Já existem candidatos interessados e estamos elaborando estudos de potencial dos mercados."
A pesquisa começou em fevereiro. Segundo Braz, estão sendo feitos mapeamentos econômicos, avaliações do nível de concorrência local e levantamento de potenciais fornecedores.
Ele afirma que ainda não há definição se a transferência de tecnologia será por master-franquia ou franquia territorial (que permite ao concessionário da marca explorar apenas uma região do país).
A Mister Pizza, que tem 103 lojas no país, também está partindo para a internacionalização.
Eliane Bernardino, que começou como franqueada de três lojas e hoje é vice-presidente da rede, diz que já registrou a marca em Portugal e Espanha.
A providência, segundo ela, foi uma precaução para evitar problemas já vividos. "Encontramos lojas Mister Pizza na Argentina, Uruguai, Chile e até no Japão."
Eliane diz que pretende recuperar a propriedade da marca na Argentina e que o processo deve começar por uma joint venture (associação) e, depois, transformar-se em master-franquia.
(NR)

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