São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995 |
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Programas de TV divulgam brinquedos A Bandai fabrica bonecos inspirados em cartoons japoneses DA REPORTAGEM LOCAL Nem sempre os índices de audiência são a melhor medida do sucesso de um desenho animado. Em muitos casos, a venda de produtos licenciados é o principal objetivo de uma produção.A indústria japonesa de brinquedos Bandai -a terceira do mundo e primeira em seu país- que o diga. A empresa fabrica as linhas de brinquedos referentes à maioria dos desenhos e à quase totalidade dos seriados de heróis vindos do Japão. Os programas -vendidos às TVs a preços baixos- funcionariam, mais do que como um fim em si, como propaganda para os brinquedos. Comenta-se que, em alguns casos, a Bandai encomendaria desenhos às produtoras de praxe -por exemplo, a Nippon Animation, Toei e Saban- já tendo desenvolvido previamente a linha de bonecos e/ou carrinhos. O melhor exemplo em terras brasileiras são os "Cavaleiros do Zodíaco", exibidos pela Rede Manchete. Se a audiência do desenho dificilmente ultrapassa os 4%, a venda dos bonecos -importados pela Suntoy do México e da França- estourou. O fenômeno motivou o lançamento da revista "Herói", especializada em cartoons. Cada uma das duas edições semanais da publicação -invariavelmente com os Cavaleiros na capa- vende cerca de 100 mil exemplares. "Power Rangers" -seriado norte-americano com estética japonesa exibido por Globo e Fox- também tem a linha de brinquedos produzida pela Bandai. Outras séries que aportaram no Brasil -como "Jaspion", "Winspector" e Changemen"- tiveram os direitos de produção comprados pela Glasslite à empresa japonesa. Texto Anterior: Audiência adulta chega a 20% Próximo Texto: Homem-Aranha chega em junho Índice |
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