São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antonio Adolfo lança método para teclado

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O precário ensino musical do país acaba de ganhar uma valiosa ferramenta. O compositor carioca Antonio Adolfo, 48, idealizou um método completo para piano e teclado, que integra toda sua experiência de músico e educador.
Autor de sucessos como ``Sá Marina", ``BR-3" e ``Teletema", Adolfo já tocou e gravou com a nata da MPB. Foi também um pioneiro da produção independente no Brasil, com seu LP ``Feito em Casa", lançado em 1977.
``Dou aulas há 20 anos e sempre fiz apostilas para meus alunos. A necessidade diária me levou a organizar um método próprio", explica o pianista, que há uma década dirige sua escola, o Centro Musical Antonio Adolfo, no Rio.
Lançado pela editora Lumiar, o método se divide em três volumes autônomos, com diferentes graus de complexidade. Dirige-se tanto a crianças como a adultos, abrangendo desde o nível preliminar de conhecimento musical até o estágio mais avançado.
Essa não é a primeira obra de Antonio Adolfo na área didática. Em 1989, ele lançou ``O Livro do Músico" (Lumiar), um guia de improvisação e harmonia para piano e outros instrumentos. A boa repercussão desse trabalho o estimulou a formular um método mais abrangente.
Adolfo começou por ``Harmonia e Estilos para Teclado", volume que oferece teoria e exercícios sobre questões básicas e avançadas de harmonia. Também ensina a tocar vários estilos musicais, como o blues, o rock, o samba e o jazz.
Na contramão da complexidade, o volume escrito em seguida foi ``Piano e Teclado". Trata-se de um método voltado a crianças alfabetizadas e adultos, que cobre desde a fase de iniciação musical até o nível intermediário.
Por último, Adolfo organizou ``Iniciação ao Piano e Teclado", volume dirigido a crianças na faixa de 5 a 8 anos de idade. Por meio de desenhos, histórias e jogos, o aluno é estimulado a ler música, improvisar e compor.
``O professor acaba participando como um narrador, um animador. As histórias e brincadeiras amarram as crianças", explica o autor, confessando que teve um prazer especial em criar esse volume -a ponto de cuidar pessoalmente da diagramação do livro.
``Esse é o meu xodó. Sempre gostei de ensinar crianças e iniciantes", diz Adolfo, que, entre os exercícios e exemplos apresentados nos três volumes, também inclui composições próprias. ``São músicas que eu crio com uma finalidade didática", explica.
Outra preocupação do pianista está no enfoque, sempre que possível, da música popular brasileira. ``A minha idéia é não imitar as escolas européias ou as Berklees da vida. Tento chegar a uma escola brasileira de ensino", afirma.
``Hoje em dia há uma tendência tecnológica de valorização dos teclados eletrônicos. Mas, quando os alunos sentem que as teclas do piano vibram, em geral acabam gostando até mais do piano acústico", diz Adolfo.
``O jazz tem voltado com força ao som mais acústico. E eu mesmo voltei a tocar só piano acústico, nos shows. O piano é um instrumento insubstituível."

Títulos: Iniciação ao Piano e Teclado; Piano e Teclado; Harmonia e Estilos para Teclado
Autor: Antonio Adolfo
Lançamento: Lumiar Editora (tel. 021/541-4045)

Texto Anterior: 'Engraçadinha' perde força claustrofóbica
Próximo Texto: Emissora católica inicia transmissões em UHF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.