São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor de 31ºC enche praias do Guarujá

DA REPORTAGEM LOCAL; DA FOLHA SUDESTE

Após dois fins-de-semana de pouco movimento, as praias do Guarujá (litoral sul de São Paulo) voltaram a ficar cheias durante o feriado de 1º de maio. Os termômetros chegaram a marcar 31ºC.
Mesmo com praias cheias, houve quem reclamasse. O comerciante Bill da Silva, 29, que há três anos vende coco na praia de Pitangueiras, esperava recuperar o prejuízo dos dois últimos feriados. ``Apesar da praia cheia, pouca gente está comprando coco."
Alguns turistas também esperavam encontrar mais gente no Guarujá. ``Gostaria que a cidade estivesse mais cheia, principalmente à noite", afirmou a estudante Priscila Lopes Cavichioli, 16.
No começo da tarde, muitos turistas já começavam a deixar a praia. ``Vou voltar agora para São Paulo, para evitar o congestionamento na estrada", disse o engenheiro Alfredo Miyashiro, 36, saindo de Pitangueiras às 14h.
O sol retardou a volta a São Paulo. O movimento no sistema Anchieta-Imigrantes foi intenso no final da tarde de ontem e à noite.
Entre as 12h de sexta-feira e o meio-dia de ontem, 185.675 veículos haviam passado pelos pedágios da Anchieta e da Imigrantes com destino ao litoral.
Entre 17h e 18h de ontem, quando o excesso de veículos chegou a provocar congestionamentos na Piaçaguera e em trechos do sistema Anchieta Imigrantes, 7.601 veículos subiram a serra -uma média de 125 carros por minuto.
No litoral norte, segundo comerciantes, o fim-de-semana prolongado atraiu cerca de 100 mil turistas, o mesmo número do feriado de 21 de abril e 50% a menos que o da Semana Santa.
Na SP-123, que liga Taubaté a Campos do Jordão, o movimento só começou a aumentar a partir das 16h de ontem. O patrulheiro Lailton Silva Moraes, 23, disse que o movimento não deveria atingir os 20 mil carros previstos para ontem. ``É possível que as pessoas tenham antecipado a volta".
Em Campos do Jordão, a Guarda Municipal estimou o número de turistas em 35 mil. No feriado de 21 de abril, a cidade recebeu cerca de 50 mil turistas.
O prefeito João Paulo Ismael (PMDB) afirmou ontem que houve um aumento médio de 35% no movimento de turistas nos três últimos feriados (Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalho) em relação ao mesmo período de 94.
O feriado da Semana Santa é considerado a abertura da temporada de inverno e um dos feriados mais movimentados na cidade.
Segundo o prefeito e comerciantes da cidade, a implantação do real e a sequência de três finais de semana prolongados neste ano são os principais motivos do aumento.

Texto Anterior: Manifestação por segurança reúne 400 pessoas em Franco da Rocha
Próximo Texto: Dia quente leva 30 mil ao Horto e Ibirapuera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.