São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zlata lembra conflito bósnio

DA "REUTER

Ao acabar ontem um cessar-fogo de quatro meses na Bósnia, uma adolescente que se tornou a voz das crianças de Sarajevo pediu que o mundo não esquecesse o conflito bósnio.
"Há às vezes momentos em que acho que nunca vai acabar e que vou ser uma refugiada por toda a minha vida, disse Zlata Filipovic, 14, cujo diário sobre o cerco de Sarajevo vendeu mais de 500 mil cópias em 36 países.
Mas seu otimismo parece triunfar. "Tenho uma maquininha dentro de mim que me dá esperança. Todos precisam disso, disse numa entrevista dada durante visita a Londres (Reino Unido).
Há dois anos ela e sua família vivem como refugiados em Paris (França).
Mesmo exilada, Zlata não se esqueceu do conflito bósnio. "O povo de Sarajevo vai ficar novamente cansado. Cada vez que têm esperanças, ficam decepcionados, disse ontem sobre o final do acordo de cessar-fogo.
Só em Sarajevo já morreram 1.500 crianças no conflito entre os bósnios e as tropas sérvias que mantêm há três anos cerco à cidade.
Zlata disse que a vida de refugiado não era fácil para sua mãe, a química Alicia, e seu pai, o advogado Malik.
"Gostaria de ter uma solução (para o conflito). Mas ninguém parece conhecer uma solução, nem a ONU, nem ninguém mais, disse a adolescente, símbolo dos refugiados bósnios.

Texto Anterior: Ofensiva croata é a maior em dois anos
Próximo Texto: EUA querem embargo geral ao Irã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.