São Paulo, sexta-feira, 5 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Os Piores Anos' ironiza drama sentimental

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Filme: Os Piores Anos de Nossas Vidas
Produção: Espanha, 1994
Direção: Emilio Martinez-Lazaro
Elenco: Gabino Diego, Ariadna Gil, Jorge Sanz, Augustin Gonzales
Estréia: hoje nos cines Bristol, Arouche A e Estação Lumière 1

Os problemas sentimentais de Alberto (Gabino Diego) e Roberto (Jorge Sanz) fazem a trama de ``Os Piores Anos de Nossas Vidas". Os dois são irmãos -Alberto é feio e romântico e Roberto, bonito e sedutor- e se apaixonam por Maria (Ariadna Gil).
Nada de novo nesse roteiro assinado por David Trueba, o irmão mais novo de Fernando Trueba -ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado com ``Sedução". Mas tudo muito divertido.
O diretor Emilio Martinez-Lazaro, 50, disse que seu filme não tem mesmo pretensão de ser sério, que preferiu fazer um filme irônico sobre o que considera ``os melhores anos de nossas vidas".
Martinez-Lazaro, que falou à Folha por telefone de Madri, disse que a comédia espanhola vive hoje ``o mesmo fenômeno que viveu a comédia italiana na década de 50". Ou seja, ganhou uma projeção mundial.
Martinez-Lazaro acredita que o diretor Pedro Almodóvar foi ``o estandarte" do cinema espanhol para o mundo. Hoje, além de ``Os Piores Anos de Nossas Vidas", também ``Jamón, Jamón", outra comédia espanhola, estréia em São Paulo (leia texto abaixo).
``Acho que países como a Itália, a Espanha ou mesmo o Brasil têm na comédia uma maneira de competir com o cinema americano, porque o custo de produção não é muito alto. É só uma questão de enredo, de boas interpretações. Os filmes têm que ser divertidos, mas não necessitam de efeitos especiais", diz o diretor.
O êxito do filme deve-se também às boas piadas e ao fato de retratar um mundo que parece bastante familiar -da criação de galinhas do pai dos garotos no apartamento da família ao artista lobo-quarentão que seduz Maria.

Texto Anterior: Novo Tornatore esbarra nas convenções
Próximo Texto: "Jamón, Jamón" exagera no apetite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.