São Paulo, sexta-feira, 5 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinn Fein culpa polícia por violência

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O líder do Sinn Fein, braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês), Gerry Adams, culpou ontem a RUC, polícia da Irlanda do Norte, pela violência na quarta-feira em Londonderry.
O tumulto ocorreu depois que os policiais tentaram retirar manifestantes do Sinn Fein da rua onde passaria o premiê britânico, John Major, durante visita oficial.
Adams recusou-se a pedir desculpas pela violência dos manifestantes, que atiraram objetos contra a polícia. ``Eu não tenho nada do que me desculpar nem ninguém para quem me desculpar", disse.
``Ministros britânicos vindo ao meu país têm que ter em mente que eles estão na Irlanda e que estão numa situação nova."
Major disse ontem que a manifestação mostrou que o Sinn Fein ainda não está preparado para a democracia. ``Partidos democráticos e pacíficos não agem da forma como os militantes do Sinn Fein agiram ontem", afirmou.
O primeiro-ministro manteve o cronograma das negociações de paz na Irlanda do Norte, que prevê a primeira reunião em nível ministerial entre governo e Sinn Fein.
O Sinn Fein convocou passeata para terça-feira em Londonderry, como forma de pressionar o governo para acelerar as negociações.

Texto Anterior: Franceses libertam 29 'skinheads' suspeitos
Próximo Texto: Líder antiimigração empregou clandestina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.