São Paulo, sexta-feira, 5 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combates em Grozni quebram trégua

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Destacamentos tchetchenos fizeram ontem ataques maciços a tropas russas em Grozni, capital da república separatista da Tchetchênia, interrompendo trégua decretada unilateralmente pelo presidente da Rússia, Boris Ieltsin.
A Tchetchênia proclamou sua independência da Rússia em 1991, mas não foi reconhecida.
Em dezembro passado, tropas russas invadiram a república na Ásia Central para controlar uma rebelião separatista liderada por Djokhar Dudaiev.
Após pesados bombardeios em que foram acusados de mirar alvos civis, os russos conquistaram Grozni e quase todo o território tchetcheno, afastando os rebeldes para uma guerrilha nas montanhas.
Há cerca de 20 dias, Ieltsin intensificou os combates na região, para evitar que a situação tchetchena atrapalhasse as comemorações da vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, marcadas para dia 9, em Moscou.
Escaramuças esparsas surgiram em Grozni no início da semana, mas ontem a agência de notícias "Itar-Tass informou que os tchetchenos estavam usando armamentos pesados.
Os combates começaram anteontem ao anoitecer e foram até a manhã de ontem, quando os tchetchenos se retiraram.
Paralelamente, um comboio russo com cinco caminhões de transportes blindados caiu numa emboscada na entrada da cidade.
Três soldados russos morreram e oito ficaram feridos. Três veículos do comboio foram destruídos. Autoridades civis e militares não divulgaram detalhes do ataque.
A emissora "Eco de Moscou informou que os tchetchenos usaram metralhadoras, lança-granadas e morteiros contra postos russos na entrada da cidade, além de centros de comando e quartéis de tropas.
Os comandantes russos decretaram toque de recolher em Grozni depois do ataque de segunda-feira. A determinação deve valer até o dia 1º de julho.
Apesar de vigorar de 21h às 6h, o toque não tem sido respeitado. Desde o primeiro dia, destacamentos tchetchenos têm realizado ataques a pontos russos espalhados pela cidade nesses horários.
Apesar da trégua declarada, tropas russas continuam bombardeando as localidades tchetchenas.
Desde o início da trégua, os tchetchenos realizaram 92 ataques contra posições russas.

Texto Anterior: Reduto sérvio se rende a tropas croatas
Próximo Texto: Justiça acusa Ruiz Massieu de corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.