São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente entre trem e ônibus mata 12 no Rio

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Pelo menos 12 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas num choque entre um trem de passageiros e um ônibus, ontem de manhã, em Engenheiro Pedreira, distrito de Japeri (a 55 km do Rio), na Baixada Fluminense.
O acidente ocorreu na passagem de nível (cruzamento entre uma rua e uma linha férrea) da estação Engenheiro Pedreira, às 7h08.
O ônibus da empresa São Francisco, que fazia a linha Japeri-Nova Iguaçu, avançou sobre a linha férrea e foi arrastado pelo trem, que vinha no sentido Japeri-Central do Brasil (no Rio).
O trem atingiu a lateral direita do ônibus. As pessoas que estavam na parte traseira do veículo foram as mais atingidas. Muitos passageiros morreram na hora.
No ônibus estavam mais de dez estudantes a caminho da escola. O trem parou 200 metros depois do choque, mas nenhum de seus 3.000 passageiros foi ferido.
O motorista do ônibus, José Gomes Pinto, 46, nada sofreu. Pessoas que viram o acidente tentaram agredi-lo. Ele fugiu e pediu ajuda a policiais para levar os feridos até hospitais vizinhos.
Gomes Pinto está preso na 55ª Delegacia Policial, em Queimados. Segundo o delegado Nílton Gama, será indiciado por homicídio culposo (não-intencional).
A passagem de nível tem um sinal luminoso-sonoro que começa a tocar e a piscar quando o trem se aproxima. Não há guarda-cancela -espécie de estaca de madeira que fecha a passagem para os carros quando o trem está chegando.
Há versões contrárias sobre o funcionamento do sinal luminoso-sonoro no momento do choque.
A Flumitrens (Empresa Fluminense de Transportes Urbanos), responsável pelos trens e pela manutenção das linhas, afirmou que o sinal funcionava normalmente. Durante o socorro e a retirada dos destroços, a sirene, de fato, soava sem problemas.
``O sinal começa a tocar quando o trem está a 600 metros de distância. O motorista avançou o sinal", disse o supervisor de tráfego da empresa, Joaquim Vargas.
Na delegacia, o motorista do ônibus disse que não ouviu o sinal. A polícia fez a perícia no local, mas o laudo não ficou pronto.

Texto Anterior: Acusado de chacina é preso
Próximo Texto: Garota de 19 morre na véspera do casamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.