São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita quer agilizar cobrança de impostos

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal quer agilizar a tramitação administrativa dos processos para a cobrança de impostos das empresas multadas pelos fiscais.
A idéia é reduzir as inúmeras possibilidades que o contribuinte tem hoje de questionar a cobrança e, com isto, atrasar o pagamento.
A proposta em estudo prevê que o contribuinte processado pague em juízo pelo menos metade do valor da dívida, assim que decidir recorrer na primeira instância da esfera administrativa.
Hoje, o sonegador pode recorrer mais de cinco vezes sem recolher nada, até que o processo chegue à Justiça. A demora na tramitação dos processos no âmbito do Ministério da Fazenda, que pode levar mais de dois anos, torna extremamente defasado o valor do débito -quando este consegue ser finalmente cobrado.
A mudança no PAF (Processo Administrativo Fiscal) é uma das medidas em andamento na Receita Federal. O pacote visa aumentar a arrecadação de impostos em 95.
A idéia é centralizar a ação nos sonegadores de grande porte. Com isto, se pretende tornar os programas de fiscalização mais produtivos para a arrecadação.
Para que isto gere o efeito desejado, a Receita deverá encaminhar projeto de lei ao Congresso propondo alteração no PAF.

Texto Anterior: 'Despreparo' causa suspensão
Próximo Texto: Políticos participam de feira em Ribeirão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.