São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário adiou cirurgia na virilha por mais de 6 anos

Medo de corrigir duas hérnias fez problema se agravar

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O empresário José Cortês Ferreira Filho, 69, se submeteu há duas semanas a uma cirurgia para correção de duas hérnias na região inguinal (da virilha).
Ferreira Filho convivia com suas hérnias havia mais de seis anos. ``O médico disse que seria bom operar logo, mas, por receio, eu fui adiando a cirurgia."
O empresário tentou contornar o problema usando cintas especiais que dão maior sustentação. ``O resultado não foi bom. As cintas eram desconfortáveis."
As hérnias (uma à direita e outra à esquerda) cresceram muito nesse período. ``Nos últimos meses, elas me atrapalhavam quando eu caminhava e saíam para fora mesmo quando eu estava deitado", conta.
A opção final pela cirurgia foi feita em função do incômodo produzido pelo volume das hérnias e do risco de complicações.
``A operação é sofrida. Nos primeiros dias, a gente sente muita dor e é muito difícil tolerar o repouso absoluto."
Não foi a primeira vez que Ferreira Filho enfrentou uma cirurgia do tipo. Há alguns anos, após uma cirurgia para tratar um aneurisma, ele teve uma hérnia no local e precisou ser operado para se fazer a correção.
(JB)

Texto Anterior: Hérnias no abdômen têm novos tipos de correção
Próximo Texto: Operação não deve ser adiada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.