São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
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Reengenharia imobiliária

ÉLBIO FERNANDEZ MERA

Empresários do mercado imobiliário competem com todas as formas de consumo que existem
Quem trabalha com vendas de imóveis não tem, hoje, motivos para reclamações. Depois de um longo período, as vacas magras começaram a engordar graças ao verde pasto irrigado pelo Plano Real.
Essa retomada na comercialização de imóveis, iniciada em fins de 93, foi altamente influenciada pelas modalidades de venda direta, alternativa para quem não tinha como se enquadrar nas exigências do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) ou desejava uma forma mais rápida de realizar a compra (em 80, 90 ou 100 meses).
Com isso, muitas empresas construtoras e incorporadoras impulsionaram o mercado. De janeiro de 93 a janeiro de 94, foram lançadas na cidade de São Paulo cerca de 24.300 unidades contra 13.900 em igual período do ano anterior.
Calcula-se um total de negócios efetuados de quase R$ 1 bilhão.
Em paralelo a esse comportamento, verifica-se que o consumidor de hoje não se compara ao de ontem. Conhece seus direitos e, principalmente, tem a última informação na mão -com a vantagem de ter uma gama de opções de consumo muito maior, do carro importado a uma assinatura da Internet.
Hoje os empresários do mercado imobiliário não competem apenas entre si, mas com todas as formas de consumo que existem.
Diante desse quadro, os agentes imobiliários buscam responder a essa circunstância com máxima excelência, promovendo a reengenharia do setor com diversos programas voltados à qualidade total em produtos e serviços.
Na área específica da intermediação imobiliária, está em andamento a implantação, no Brasil, do Sistema Integrado de Vendas Autorizadas que reúne, por computador, a oferta dos imóveis disponíveis e os respectivos dados (localização, tamanho, condições de compra etc.).
Ao entrar em operação no país, esse sistema permitirá integral melhoria no atendimento e definirá uma relação de compromisso e de responsabilidade entre empresas corretoras e clientes, através da exclusividade de vendas.
Para se ter uma idéia do que representa esse instrumento, o MLS, que funciona no Canadá, realizou 340 mil transações imobiliárias no ano passado, totalizando 63 bilhões de dólares canadenses.
Outra demonstração da dedicação da área ao aperfeiçoamento é a delegação de mais de 60 empresários brasileiros que rumam a Paris no final de maio para participar do Congresso Mundial da Fiabci, onde, além do intercâmbio cultural e tecnológico, teremos a oportunidade de apresentar nossos empreendimentos e estabelecer produtivas parcerias.
Inegavelmente, está em processo a reengenharia de um setor fundamental no desenvolvimento de qualquer país.
Uma atividade que precisa estar capacitada para acompanhar a globalização e atuar junto ao Mercosul e demais blocos econômicos.
Uma indústria que sabe ser o cliente satisfeito sua maior finalidade.

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