São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
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ela dá a luz no cinema

HELOISA HELVECIA

ela dá à luz no cinema
Primeiro ser de saia a dirigir fotografia no país, Kátia Coelho constrói com luz o clima dos filmes. Antes de acumular prêmios, ``Katinha", foi, aqui, a primeira assistente de câmera mulher - significou dez anos de luta, 50 curtas e 19 longas, toneladas de equipamentos carrregados.
Assistentes de câmera costumam apresentar, além de técnica, boa forma. Mas a paulistana de 1,55 m deu a deixa e já há gatas-pingadas no métier.
Corintiana roxa e fã do ``Canal 100" (jornalismo esportivo feito em película), foi fazer cinema na USP. Primeira aula com o já morto diretor Chico Botelho, ele diz: "Carregue a kombi com as malas". Kátia estranhou. ``Quer fazer fotografia? É seu trabalho.". Ela ouviu e topou.
``Brincando Nos Campos do Senhor", do Babenco, fechou a fase de assistente. Dirige hoje a fotografia do episódio de José Roberto Torero no longa ``A Felicidade É".
Assumidamente sem estilo, poderá mostrar algum no curta que fará com a diretora Lina Chamie: ``Tônica Dominante" tem mais luz e cor que papo.
ficha
Prêmios: melhor fotografia com os curtas "Carlota Amorosidades" (88, Festival de Gramado) e "Rio de Janeiro-Minas" (94, Festival do Maranhão e Banco do Brasil)

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