São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um fascista no divã

JOSÉ GERALDO COUTO

Em 1937, Marcello Clerici participa do assassinato de um líder antifascista italiano, seu ex-professor, exilado na França. ``O Conformista", baseado no romance homônimo de Alberto Moravia, é um longo flashback utilizado para ``explicar" o que levou Marcello (Jean-Louis Trintignant) a fazer esse papel. A investigação comandada por Bertolucci tem um tanto de processo psicanalítico e um tanto de aula de história. De um modo mecânico, as perversões sexuais e as taras políticas se sobrepõem. Se Bertolucci estava preocupado com alguma coisa ao fazer este filme, era com o desdobrar de seu próprio estilo: inspirado, extravagante, barroco, afetado, mas nem por isso menos essencial.
(JGC)

O CONFORMISTA (Il Conformista). Itália/França/Alemanha, 1970, 110 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli. Na Gazeta/CNT.

Texto Anterior: Pinheiro estréia na Record; Russomano e Ribeiro na CNT; Nanini em adaptação de Lobato; Gabi recebe José Serra; Medicina brasileira na Cultura; Marisa Monte dá entrevista exclusiva à MTV; João Bosoco canta seus sucessos; Herbert Vianna se acha chato; Atletismo na Bandeirantes
Próximo Texto: A arte do coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.