São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para psiquiatra, exibicionismo explica tudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Exibicionismo. Este seria o fator principal que leva pessoas comuns a revelar sua intimidade na TV, em programas de depoimentos.
``Isso traz um retorno para as pessoas, a fama dentro da sua comunidade. Elas não se preocupam com a questão da vergonha", explica a psiquiatra Ana Cristina Chaves, 34.
Essa atitude também pode ser um tipo de catarse. ``Se você está com raiva, vai lá, libera suas emoções e se sente melhor", diz Ana.
``Se uma história tem duas partes envolvidas, uma delas pode querer agredir a outra expondo o caso em cadeia nacional", diz a psiquiatra. ``Pode-se dizer que funciona como uma vingança."
Um programa de depoimento acaba fazendo sucesso porque o público se identifica. Vê seus problemas na TV.
``Isso acaba legitimando o que o telespectador sente. Fora a curiosidade que todo mundo tem de saber o que se passa na vida do próximo."
A grande audiência feminina -61%, contra 39% dos homens- se dá pela facilidade que as mulheres têm de expor seus problemas.
``É um fato ligado à questão cultural. Os homens não gostam de entrar em cadeia nacional para expor suas fraquezas", diz Ana.

Texto Anterior: Participantes querem ajudar
Próximo Texto: Baixaria marca programas americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.