São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thatcher quer 12 anos de FHC presidente

DO ENVIADO ESPECIAL; DO CORRESPONDENTE EM LONDRES

Margaret Thatcher, a ex-primeira-ministra britânica e autora de uma revolução liberal em seu país, propôs ao presidente Fernando Henrique uma outra reforma constitucional, além das já previstas: a extensão do mandato presidencial pelo menos por 12 anos.
A brincadeira foi feira no sábado, durante o almoço na Embaixada brasileira, no qual Thatcher teve que dividir as atenções com outra convidada, Noemi Sanin Rubió, ex-chanceler da Colômbia e agora embaixadora em Londres.
Noemi chamou a atenção pela sua beleza durante estada em Brasília quando FHC ainda era ministro das Relações Exteriores.
Encantou tanto o governo da época que, depois do almoço, FHC tomou a iniciativa de telefonar para seu antecessor, Itamar Franco, para que Noemi conversasse com o ex-presidente.
Discurso de Thatcher
Já Margaret Thatcher chamou atenção pelo discurso que fez ao almoço, considerado muito elogioso por FHC.
A ex-primeira-ministra, ao saber que o mandato presidencial no Brasil é de quatro anos, sugeriu a reforma para estendê-lo. Explicou que ficou por 12 anos no poder e achou pouco.
Thatcher elogiou também o fato de o governo brasileiro ter conseguido controlar a inflação.
Disse que ficou "chocada" ao ouvir, certa vez, de um ministro brasileiro, que ele jamais vivera em situação de baixa inflação.
Outro elogio foi para a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
Ontem, depois de receber o presidente da Áustria, Thomas Klestil, FHC desconversou quando a Folha quis saber se a ex-premiê o convencera a fazer "privatizações selvagens", método que o presidente rejeitara ao chegar a Londres, na sexta-feira.
Limitou-se a rir, já no caminho do elevador da embaixada, para arrumar-se para a missão de ação de graças na Catedral de São Paulo. Desceu minustos depois, ao lado da mulher. Ruth Cardoso assustou-se ao notar o assanhamento dos fotógrafos e cameramen ao vê-la de de tailleur branco e chapéu vermelho.
"Nossa, só porquê estou vestida assim?", comentou.
Antes do encontro com Tatcher, FHC havia se reunido com o atual primeiro-ministro britânico, John Major. Nessa reunião, o tema privatização também foi abordado.

Texto Anterior: Renegociação de empréstimo é avaliada
Próximo Texto: Juízes discutem comércio internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.