São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abeiva registra queda de 50%

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As 31 marcas de carros importados filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) venderam pouco mais de 12 mil veículos no mês passado.
Isso representa queda de 50% em relação aos 24.400 carros negociados em março, quando o setor bateu o recorde de vendas.
A afirmação é de Emilio Julianelli, presidente da Abeiva. ``Só vendeu carro quem tinha estoque antigo", diz.
Para Julianelli, o aumento da alíquota do II (Imposto de Importação) para 70% foi um golpe no ``único setor que pode regular o preço do carro no mercado interno".
Segundo ele, o reajuste dos carros nacionais é resultado do aumento da alíquota. ``As montadoras compensam o subsídio nos seus importados com o aumento do carro produzido no país".
Para o presidente da Abeiva, o cronograma de redução do imposto anunciado pelo governo semana passada vai ``travar o mercado a partir de setembro".
O governo pretende reduzir a alíquota do II para 62%, em janeiro, e para 30%, em abril de 96. Segundo Julianelli, ``a partir de setembro ninguém vai comprar mais nada". Ele quer uma redução mensal do imposto até atingir 30%.
(APF)

Texto Anterior: Venda de carro importado da Fiat cai 48,6% em abril
Próximo Texto: O barulho e os políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.