São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
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Veja como é feita a arrecadação

ANTONIO ROCHA FILHO; LUIZ ANTONIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Um compositor tem três maneiras de ganhar dinheiro com sua música: venda do disco, autorização para que alguém utilize sua obra -em regravações, por exemplo-, e execução pública.
O Escritório Central de Arrecadação (Ecad) controla justamente a execução pública das músicas.
Para fazer o trabalho de arrecadação, o Ecad grava 200 mil execuções públicas por mês, em rádios e TVs, segundo o superintendente Luís Sérgio Vieira da Silva. Com base nisso, cobra das emissoras os direitos autorais correspondentes.
Há também um cadastro de usuários de músicas: bares, restaurantes, discotecas e outros locais onde são tocadas músicas.
Nesse caso, normalmente o usuário paga uma quantia por mês, estipulada pelo Ecad.
Outros 5% são rateados entre as dez associações que compõem o órgão. Para receber o direito autoral do Ecad, um autor precisa estar filiado a uma dessas associações.
O Ecad é uma entidade privada, instituída com a lei que regulamenta os direitos autorais, em 1973. Os presidentes das associações integram a assembléia geral do órgão, junto com o superintendente do Ecad.
Atualmente, o órgão tem 650 funcionários contratados e outros 850 autônomos, incluindo fiscais.
(ARS e LAR)

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