São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente participa de comemoração no Rio

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O presidente Fernando Henrique Cardoso participou ontem dos festejos dos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, no Rio, sem anunciar qualquer novidade no cumprimento dos direitos e garantias aos pracinhas e oficiais que participaram do conflito.
Os ex-combatentes reivindicam o cumprimento dos dispositivos do art. 53 das Disposições Transitórias da Constituição. Entre os seis pontos, as maiores reclamações estão no descumprimento do pagamento de pensão especial correspondente ao soldo de 2º tenente e o atendimento médico e hospitalar.
Como foi dia de festa, os pracinhas deixaram de lado as reivindicações. Apenas o deputado Jair Bolsonaro (PPR-RJ), capitão da reserva, fez um protesto solitário.
``Ninguém aqui tem motivo para bater palmas. O presidente está levando os militares à marginalidade, e eles (os ex-combatentes) estão esquecendo que hoje é festa e que amanhã tudo volta ao normal", disse o deputado.
Em seu discurso, FHC disse estar orgulhoso de ser o comandante supremo das Forças Armadas, que ``encarnam valores de patriotismo, disciplina e profissionalismo".
O presidente aproveitou a sua fala para comparar a ação dos ex-combatentes nos campos da Itália com a reforma constitucional que patrocina no Congresso.
``Juntos, o povo e os três poderes novamente unidos, em torno de um ideal patriótico, como há cinco décadas: a modernização para a justiça social. Já estamos vencendo desafios", disse FHC.
FHC participou das comemorações do fim da guerra no Monumento dos Pracinhas. Ele depositou flores no túmulo do soldado desconhecido, e assistiu ao desfile de 1.500 ex-combatentes.

LEIA MAIS
Sobre as comemorações dos 50 anos do fim da Segunda Guerra no caderno Mundo

Texto Anterior: FHC faz promessas na CNN
Próximo Texto: Lojas vão fechar 5ª em apoio a reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.