São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D. Luciano tenta minimizar atritos

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Luciano Mendes de Almeida, 64, afirmou à Folha, por telefone, ``que o sentimento de unidade entre os bispos brasileiros consolidou-se nos últimos anos".
D. Luciano, que está no México, procurou minimizar as divergências entre os bispos, alegando que os documentos da CNBB são votados por todos.
Admitiu, porém, diferenças na adoção de ``linhas de pastoral" baseadas nos documentos aprovados.
Após 16 anos na direção da CNBB -oito como secretário-geral e oito como presidente-, d. Luciano deixará o cargo durante a próxima assembléia da entidade. Ele é arcebispo de Mariana (MG).
Na semana passada, d. Luciano foi eleito no México primeiro vice-presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).
Ele afirmou que a luta contra as injustiças sociais e a pobreza será uma das marcas da nova direção do Celam.
Segundo o arcebispo, essa luta está inserida nas propostas dos bispos latino-americanos para a evangelização (divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo) no terceiro milênio.
(FM)

Texto Anterior: 'Progressistas' se aproximam de carismáticos
Próximo Texto: Aposentada diz que gosta de 'oração e ação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.