São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete do Sírio acaba por falta de patrocinador

DA REPORTAGEM LOCAL

O time masculino principal de basquete do Esporte Clube Sírio foi desfeito.
A diretoria do clube decidiu encerrar as atividades da categoria principal, por razões de ordem econômica, mas continuará atuando nas categorias menores.
``Não conseguimos patrocínio e a situação ficou insustentável. O custo do basquete subiu demais", afirmou Paulo Abud, 39, diretor do basquete principal do Sírio.
Em 1991, o Sírio gastava aproximadamente US$ 11 mil por mês com sua equipe, mas esse valor subiu nos anos seguintes.
``O custo para este ano de 95 seria de mais de US$ 40 mil, totalmente fora da realidade", declarou Abud.
O alto valor do investimento para manter uma equipe de bom nível, mas não de ponta como vinha ocorrendo nos últimos anos, desestimulou o clube.
Na última temporada, o Sírio contou com patrocínio da Santista Têxtil e da Eletropaulo.
``Em vez de montarmos uma equipe jovem, como vinha ocorrendo desde 1993, quando o time principal passou a ser tocado exclusivamente pelo investimento de patrocinadores, a opção foi parar", disse o dirigente.
O Sírio se tornou um dos clubes com maior tradição no basquete brasileiro e participou da categoria principal desde 1950.
O auge do basquete do Sírio foi a conquista da Copa William Jones, em 1979, competição que colocava seu vencedor na condição de ``uma espécie de campeão mundial interclubes".
Naquela época, o time tinha como principal estrela o jogador Oscar, o mais destacado da história do basquete brasileiro, que vive na Espanha e está de malas prontas para retornar ao Brasil.
Também vestiram a camiseta do time outros astros como os pivôs Succar e Marquinhos, os alas Marcel e Menon, os armadores Mosquito e Dodi, entre outros.
O título da Copa William Jones foi conquistado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Dois anos depois, o próprio Sírio promoveu, também no Ibirapuera, o 1º Campeonato Mundial Interclubes, no qual terminou em segundo.
Os jogadores e a comissão técnica da equipe principal do clube seriam comunicados da decisão da diretoria ontem à tarde.
``Esperamos que nossa decisão seja tratada com o respeito que o Sírio merece", declarou Abud.
Além do título da Copa William Jones, o Sírio se sagrou campeão sul-americano em oito oportunidades, sete vezes campeão brasileiro e outras sete paulista.
Na equipe agora desfeita, se destacava o pivô Olívia, de 2,11 m, convocado para a seleção brasileira, que hoje inicia os treinamentos para o Sul-Americano.
O técnico da equipe, Ênio Vecchi, dirigiu a seleção nacional, que ficou na 11ª colocação no Mundial do Canadá-94.

Texto Anterior: Zagallo define hoje a seleção que pega Israel
Próximo Texto: Crise surge com fim de patrocínio das estatais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.