São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personalidades dominam o dia

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Na falta de filmes, o dia tem algumas personalidades interessantes. Ou relevantes, como Martin Ritt, diretor de filmes memoráveis, como ``O Espião que Saiu do Frio" (1966), ``A Grande Esperança Branca" (1970), ``Testa de Ferro por Acaso" (1976).
Ritt começou como ator no famoso Group Theater, convidado por ninguém menos que Elia Kazan. Acabou na lista negra por ligações com o Partido Comunista, nos anos 50, e por conta disso só começou a dirigir em 1956.
Ritt é capaz do melhor e mais exato, e também de enveredar na mixaria, no sentimentalismo mais banal. Sua ligação com Sally Field deu -em filmes desanimadores: ``Norma Rae" (1979) e este ``Romance de Murphy" (Globo, 0h), filme definitivamente menor.
William Castle tem em seu currículo a produção de ``O Bebê de Rosemary" (1968), dirigido por Roman Polanski. Como diretor, marcou época pela associação entre economia e falta de imaginação. O que se poderá comprovar vendo ``Espada Sarracena" (Record, 13h).
O mais interessante em Castle era sua atividade publicitária. Sua capacidade para criar ``gimmicks", essas invenções que se propõem como inovação tecnológica um dia, para serem abandonadas no dia seguinte. O peso publicitário é o que faz o``gimmick".
Castle foi capaz de, entre outras, oferecer seguro de vida para os espectadores que fossem ver o seu ``Macabro" (1957). O perigo que os filmes de Castle normalmente oferecem não são para o coração, bem entendido.
Por fim, há Boris Karloff em fim de carreira, numa produção inglesa, ``A Maldição do Alter Escarlate" (Manchete, 21h45). E, se o filme não marcou época, em todo caso Boris tem aqui a companhia (aparentemente num papel secundário), de Barbara Steele, rainha do terror.
(IA)

Texto Anterior: Chegou o cheque-prego: assina e pendura!
Próximo Texto: Funarte rima liberdade com libertinagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.