São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Betinho é uma vaca braba'

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

A primeira-dama Ruth Cardoso chamou ontem de ``vaca braba" o sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, em tom de brincadeira, após Betinho pedir pressa nas medidas de combate à miséria.
Ruth nasceu em Araraquara, a 282 quilômetros de São Paulo, onde a expressão ``braba" é usual.
Os dois tomaram posse ontem no Conselho Deliberativo do Comitê de Entidades Públicas da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, com Betinho na presidência.
Em entrevista após a posse, Betinho afirmou que ``um programa que demora dez meses para começar não é um programa", assim como ``a justiça que tarda é uma injustiça".
Betinho disse que ``a fome tem pressa e não pode esperar" e comparou a situação à de alguém perseguido por uma vaca brava: ``Você anda a cinco quilômetros por hora, mas se uma vaca brava corre atrás, você atinge 120 quilômetros. A fome é uma vaca brava que está perseguindo o nosso povo", afirmou o sociólogo.
``O Betinho é uma vaca `braba' e eu estou de acordo com ele. Nós não vamos nos desentender, vamos agilizar", afirmou Ruth, interrompendo o sociólogo. Ela disse que está ``tão aflita quanto todos os que fazem críticas".
A primeira-dama ouviu também ataques ao programa de privatizações do governo de Fernando Henrique Cardoso, feitas por Betinho e pelo físico Luis Pinguelli Rosa, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ruth afirmou que não vê demora na ação do Conselho do Comunidade Solidária, já que o conselho tomou posse há três meses.
Na solenidade, ocorrida no Centro Cultural Banco do Brasil, estavam presentes presidentes de estatais como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Light, Furnas, Embratel e Eletrobrás.
Betinho afirmou que, ao invés da discussão entre privatização e estatização, o país deveria adotar formas de gestões públicas das estatais, com a democratização de seu capital.

Texto Anterior: Primeira fase do programa atinge 156 municípios
Próximo Texto: Conheça as ações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.