São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira fase do programa atinge 156 municípios

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Primeira fase do programa atinge 156 municípios
O Comunidade Solidária selecionou, até agora, 156 municípios, em 14 Estados, que serão alvo de 15 tipos de ações que vão do reforço da merenda escolar a pequenos assentamentos de terra.
A primeira-dama, Ruth Cardoso, anuncia oficialmente os detalhes do programa amanhã, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Está previsto que as ações do Comunidade Solidária atinjam todos os Estados. Mas em 13 deles as cidades beneficiárias ainda não foram definidas.
É que coube a cada governador escolher, na lista das comunidades mais pobres de cada Estado feita há 50 dias pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as cidades que seriam atendidas. Alguns ainda não fizeram a escolha.
Este componente político do método adotado pelo Comunidade Solidária para dirigir suas ações permitiu que outras propostas do mesmo estilo, como concentrar todo o programa exclusivamente no Nordeste, fossem descartadas.
Baseado em indicadores como mortalidade infantil, renda per capita, número de indigentes, evasão escolar e desemprego, o Ipea listou e classificou os bolsões de miséria do país em todos os Estados.
Apenas os que se enquadram no chamado patamar 1 (mais pobres) foram pré-selecionados para receber ajuda. Mas, mesmo assim, o número total destes bolsões excedeu a capacidade de atendimento do Comunidade Solidária.
Foi necessário então selecionar, entre comunidades igualmente miseráveis, quais teriam ajuda. A tarefa foi entregue aos governadores.
O Comunidade Solidária usará verbas de outras rubricas do Orçamento da União. O maior volume de recursos virá dos ministérios da Educação e da Saúde.

Texto Anterior: Leia a íntegra do discurso
Próximo Texto: 'Betinho é uma vaca braba'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.