São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tortura no Brasil será tema de filme nos EUA

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro ``Brasil: Nunca Mais" vai virar filme. O jornalista americano Lawrence Weschler está no Brasil para escrever um roteiro cinematográfico sobre o livro para uma produtora de seu país. Ainda não há definição sobre quem será o diretor.
Principal documento sobre a tortura durante os governos militares (1964-1985), o livro foi publicado em julho de 1985. Tem como base 707 processos da Justiça Militar. Trinta mil pessoas são citadas como envolvidas no esquema repressivo.
O jornalista Weschler, que trabalha na revista ``New Yorker", já escreveu outro roteiro cinematográfico sobre um tema brasileiro -``Amazônia em Chamas", sobre a vida do líder seringueiro Chico Mendes, já disponível em videolocadoras.
Fontes
Além de ``Brasil: Nunca Mais", Weschler baseará seu roteiro em dois outros livros -``Um Milagre, Um Universo", de sua autoria, e ``O Coronel tem um Segredo - Paulo Wright não está em Cuba", de Delora Jan Wright.
Os dois últimos livros também tratam da situação de mortos políticos no Brasil. ``Um Milagre, um Universo" é baseado em casos citados no ``Brasil: Nunca Mais". O livro foi lançado inicialmente nos Estados Unidos e depois no Brasil.
Delora Wright é filha de Jaime Wright, um dos responsáveis pelo projeto que resultou no livro ``Brasil: Nunca Mais". Seu livro trata da morte de seu tio, o deputado estadual Paulo Wright.
Além dos livros, Weschler também usará depoimentos de ex-presos e de familiares de desaparecidos políticos para redigir seu roteiro. Na última sexta-feira, ele estava em Florianópolis (SC) colhendo dados para sua pesquisa.
No próximo dia 10, ele estará em São Paulo. Weschler passará ainda pelo Rio de Janeiro, Vitória (Espírito Santo) e Brasília.

Texto Anterior: Planalto não se manifesta
Próximo Texto: Equipe acha tubulação de 4.500 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.