São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha tubulação de 4.500 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Arqueólogos israelenses encontraram uma tubulação de água da "Idade do Bronze (3000 a.C. a 1000 a.C.), a mais antiga de Israel e provavelmente do mundo.
O túnel foi encontrado enquanto uma equipe de cientistas escavava as ruínas de uma cidade na região do lago Tibiríades (Israel).
O achado, de 4.500 anos, é feito de basalto e fazia parte de uma rede de abastecimento de água fresca para a cidade de Bet Iéraj.
Segundo o departamento israelense de antiguidades, os trabalhos no local estão sendo considerados "escavações de resgate.
O órgão explica que os arqueólogos querem explorar a região para encontrar a maior quantidade possível de artefatos para preservação antes que uma auto-estrada comece a ser construída no local.
A equipe do arqueólogo israelense Nimrod Guetzov também encontrou, na mesma região, ruínas de quatro cidades com idade avaliada entre 4.000 a 5.000 anos.
Os pesquisadores acreditam que cada uma dessas cidades tenha sido construída sobre as ruínas da cidade anterior.

Texto Anterior: Tortura no Brasil será tema de filme nos EUA
Próximo Texto: Dieta infantil previne doença na idade adulta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.