São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentado prende ladrão e morre de infarto

SERGIO TORRES
EM SÃO PAULO

Assaltado quando saía de um vagão do Metrô, o sargento aposentado Antônio Alves Filho, 72, correu em busca de seus R$ 20, capturou um suspeito, entregou-o à polícia e morreu uma hora depois, vitimado por um infarto.
Assalto, perseguição, prisão e infarto ocorreram anteontem na estação Sé (centro) do metrô. Alves Filho morreu ao chegar ao hospital Santa Casa, em Santa Cecília (centro).
Segundo testemunhas ouvidas na Delpom (Delegacia de Polícia Metropolitana), Alves Filho foi atacado ao saltar para a plataforma.
O ladrão levou da pochete que a vítima trazia à cintura, além do dinheiro, um talão de cheques e uma corrente de metal amarelado.
Ex-policial militar, Alves Filho decidiu perseguir o assaltante. Ainda na plataforma, agarrou o desempregado Ricardo Arthur Moreira Salgueiro, 27, acusando-o de ter praticado o assalto.
Em depoimento à Delpom, Salgueiro nega a acusação, mas o delegado Antônio Cassola Filho o indiciou por tentativa de furto, o que pode resultar em pena de três meses a dois anos e dois meses de prisão.
O delegado disse que está convicto da culpa do acusado, que teria sido flagrado com os bens retirados da bolsa da vítima.
O fato de Alves Filho ter morrido em seguida ao assalto não agrava a situação jurídica do acusado, afirmou o delegado.
``Como a ação dele (ladrão) não contribuiu para o resultado morte, não tem nada a ver", disse o delegado, para quem Salgueiro afirmou que é portador do vírus da Aids.
Para o delegado, Salgueiro não pode ser acusado pela morte por não ter havido violência durante o roubo.
Salgueiro está preso na carceragem da Delpom. O delegado disse que pretende transferi-lo para um distrito policial.
O acusado chegou a ser enviado para o 44º DP (Distrito Policial), em Ermelino Matarazzo (zona leste), mas, por causa da superlotação, acabou devolvido à Delpom.
Ao delegado, Salgueiro disse que é vendedor autônomo, desempregado. Ele afirmou que mora com a mulher na cidade de Embu, na região metropolitana.

Texto Anterior: Tiro que matou menina foi disparado na classe
Próximo Texto: Justiça do ES interdita presídio sem diretor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.