São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-escrava conhece o mar no Rio

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Na primeira vez que viu o mar, a mineira Maria do Carmo Jerônimo, 124, considerada a mulher mais velha do mundo, acabou bebendo a água poluída da praia de Copacabana.
A água lhe foi entregue ontem, em um copo plástico, pelo anfitrião de sua visita ao Rio, o prefeito César Maia (PMDB), que não se preocupou com os índices de poluição da praia.
O prefeito convidou-a para a visita após ler reportagem da Folha informando que ela desejava conhecer o mar e o papa. Maria do Carmo não conheceu apenas o mar e o lado folclórico do prefeito -que adora criar fatos para se promover-, mas também o cerco de jornalistas.
Ao sair da praia, sempre cercada de jornalistas, foi questionada por uma repórter se, após conhecer o mar, o seu maior desejo seria conhecer Deus. Sem escutar direito e balbuciando palavras, ela não ouviu -ou fingiu não ter ouvido- a pergunta. Do pouco que falou, disse que adorou o mar, achando-o ``bonito". Maria do Carmo foi escrava até os 17 anos e mora há 54 na casa do neto do escritor Bernardo Guimarães, em Itajubá (MG).

Texto Anterior: Metroviários decidem manter greve
Próximo Texto: Leitora aguarda por geladeira há 5 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.