São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presídio comandado por detentos é interditado no Espírito Santo

ANA LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA

O juiz-corregedor de Presídios do Espírito Santo, Nélson Darby de Assis, 42, decretou ontem interdição na Casa de Detenção de Vila Velha (ES). Todos os presos deverão ser removidos para outros presídios do Estado.
A medida foi tomada após uma fuga em massa de presos na madrugada de ontem. Segundo Assis, pelo menos cem detentos fugiram da Casa de Detenção por um túnel de 50 metros. Ainda não se sabe o número total de fugitivos.
Até as 18h de ontem, 29 presos tinham sido recapturados e quatro mortos em tiroteio com a PM (Polícia Militar).
O juiz disse que a interdição tem o objetivo de recontar os presos, que, segundo ele, ``administram" o presídio desde o ano passado. ``Nem sabemos quantos presos havia no local antes da fuga."
Segundo ele, o presídio está sem diretor, agentes penitenciários e policiais há 40 dias. A segurança está sendo feita apenas na parte externa do prédio.
``O presídio foi totalmente depredado pelos detentos. Não existem as mínimas condições de segurança para manter a Casa de Detenção funcionando", afirmou.
O comandante do Policiamento Ostensivo da PM de Vitória (ES), Edson José da Silva, 51, que cuida das operações de busca, disse que a fuga só foi descoberta às 4h30 da manhã por um policial militar que mora próximo ao local.
Silva disse que 220 homens da PM estão espalhados pelos bairros da cidade à procura dos presos.
A Agência Folha tentou falar por telefone, até as 18h de ontem, com o secretário Estadual de Segurança Pública, Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello, mas ele não foi encontrado.
O chefe da Polícia Civil no Estado, delegado Pedro Moacir, também não foi localizado pela Agência Folha.

Texto Anterior: Rodoviários do DF voltam ao trabalho
Próximo Texto: Taxistas exigem documento de passageiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.