São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo adota táticas militares

SILVIA NORONHA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Secretaria da Segurança Pública do Rio começou a usar estratégias militares de ação em guerras para combater a criminalidade, segundo o coronel Lenine de Freitas, 49, assessor do secretário Euclimar da Silva, general da reserva.
A nova estratégia foi inaugurada com a operação da Polícia Civil na favela de Nova Brasília, em Bonsucesso (zona norte), anteontem, quando 13 pessoas morreram.
Os principais itens dessa estratégia são a ``ofensiva, a manobra e o princípio de massa", conceitos militares para ações de combate.
O princípio da ``ofensiva" visa desestruturar o inimigo -no caso, o crime organizado. Seu uso pressupõe que o alvo do ataque seja tomado de surpresa.
Com a ``ofensiva", a polícia pretende colocar criminosos em posição de defesa, sem poder para tomar iniciativas como disputas por pontos de droga -que se teriam se tornado frequentes.
A capacidade de colocar forças de combate próximas ao alvo é o que Freitas define como o ``princípio da manobra", que prevê policiais em número suficiente para fazer frente às quadrilhas.
Essa disponibilidade de efetivos é definida como ``princípio da massa". Esse item da estratégia vai contar com 800 PMs serão treinados para formar as Forças de Apoio Tático.

Texto Anterior: Polícia acha erro e 'reduz' mortes em ação
Próximo Texto: Morto seria soldado do Exército
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.