São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra de Câmara Villa-Lobos começa amanhã turnê pelo Cone Sul

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A melhor orquestra do Brasil vai excursionar pelo Cone Sul a partir de amanhã. O Mozarteum Argentino organiza a turnê da Orquestra de Câmara Villa-Lobos na Argentina, Uruguai e Chile.
O primeiro concerto acontece dia 11 em Tandil, uma das seis cidades do interior da Argentina a serem visitadas pela Villa-Lobos.
A orquestra se apresenta ainda em Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevidéu -última parada da Villa-Lobos, no dia 25.
A idéia da turnê surgiu em setembro de 1993, quando o maestro Zubin Mehta, visitando o Brasil à frente da Filarmônica de Israel, realizou um ``workshop" com a Villa-Lobos.
``Mehta disse que não esperava encontrar uma orquestra deste nível na América Latina. O maestro elogiou nossa orquestra para o pessoal do Mozarteum Argentino, que estava trazendo a Filarmônica de Israel para a América do Sul. A partir deste comentário, eles passaram a se interessar pela Villa-Lobos", conta o violoncelista Roberto Ring.
Além de obras de Bach, Tchaikovski e Mendelssohn, a Villa-Lobos pretende tocar música brasileira em sua primeira excursão internacional. ``Incluímos, de Villa-Lobos, o prelúdio das `Bachianas Brasileiras nº 4' e a `Bachianas Brasileiras nº 9'. Além disso, no bis, vamos tocar a `Sonata' de Alberto Nepomuceno", afirma Ring.
Formada em junho de 92, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos conta com 13 dos melhores instrumentistas de cordas do país.
Seu ``spalla" (líder dos violi nos), Cláudio Cruz, que atua como solista na excursão, tocou o ``Concerto Duplo" de Brahms em parceria com o violoncelista Antonio Meneses no recital de inauguração do piano Steinway do Teatro Municipal de São Paulo.
Entre os principais solistas que já se apresentaram com a Vi lla-Lobos se encontram Antonio Meneses, os pianistas Nelson Freire e Jean Luis Steuerman, o violista russo Yuri Gandelsman e o violinista russo Dmitri Sitkovetski.

Texto Anterior: Seminário marca doação
Próximo Texto: Jimi Hendrix canta o fim da era hippie
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.