São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jimi Hendrix canta o fim da era hippie

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 16/06/95
O guitarrista e compositor Jimi Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, e não 1972, como saiu publicado à pág. 5-4 da Ilustrada de 10/5.
Jimi Hendrix canta o fim da era hippie
Quando os extraterrestres chegarem à Terra, ``Rainbow Bridge" será um documento inestimável para tentar explicar para os alienígenas o que foram os anos 60/70. O verbo tentar não está aí por mera retórica: é que o próprio filme não logra mais do que juntar alguns elementos do que se chamou de contracultura de forma mais ou menos caótica.
Há duas formas de ver ``Rainbow Bridge". Em primeiro lugar, o vídeo é item obrigatório para fãs de rock'n'roll -e, em particular, da genialidade e da criatividade de Jimi Hendrix. Aqui, o guitarrista aparece em um concerto ao ar livre no Havaí.
É o último registro de show antes da sua morte em 1972. Além de Hendrix tocando, há duas cenas engraçadíssimas de diálogos muito loucos, em que Hendrix conta uma viagem, patrocinada sabe-se lá por qual substância.
A outra curiosidade que o vídeo suscita, 24 anos depois, é um interesse perto da curiosidade arqueológica. O sonho está perto de acabar -já estamos na década de 70, a Guerra do Vietnã se mostrou muito mais cruenta e brutal do que se imaginava na década anterior, o ideal de paz e amor se desintegra sob o peso das drogas e de um misticismo angustiante.
Aparentemente, ``Rainbow Bridge" se dedica a uma celebração do ``modus vivendi" dos hippies. Entretanto, em suas entrelinhas já se percebe o estiolamento da subcultura que quis pôr fim à cultura e à civilização. E, como no ``Zabriskie Point", de Michelangelo Antonioni, a única saída toma forma explosiva. As últimas imagens de ``Rainbow Bridge" mostram a erupção de um vulcão.

Já lançados
A BMG Vídeo já lançou no mercado brasileiro três títulos protagonizados pelo guitarrista Jimi Hendrix: ``Experience", ``Jimi Hendrix at Woodstock" e ``Jimi Hendrix at the Isle of Wight".
``Experience" foi filmado em Londres, em 1967. Em 37 minutos, traz cinco músicas completas e trechos de entrevistas.
O concerto de Woodstock foi gravado em 18 de agosto de 1969 e traz clássicos como ``Fire", ``Voodoo Chile" e ``Purple Haze". Dos três, apenas ``Voodoo Chile" está em ``At the Isle of Wight", concerto gravado durante outra grande manifestação do rock libertário dos anos 60, o festival na ilha de Wight, que recebeu cerca de 500 mil pessoas entre os dias 26 e 30 de agosto de 1970.
A BMG lança ainda este mês ``Jimi Hendrix at the Atlanta Pop Festival", concerto para 400 mil pessoas realizado em 4 de julho de 1970, dia da independência dos EUA. Era a última turnê do músico pelos EUA.
Para junho, programa ``Jimi Plays the Great Pop Festivals", coletânea de seus concertos em Atlanta, Monterrey, Woodstock e ilha de Wight gravados entre 1967 e 1970. (Bia Abramo)

Vídeo: Rainbow Bridge
Direção: Chuck Wein
Elenco: Jimi Hendrix e Pat Hartley
Distribuição: Europa/Lumière (tel. 011/725-5279)

Texto Anterior: Orquestra de Câmara Villa-Lobos começa amanhã turnê pelo Cone Sul
Próximo Texto: Bruno Barreto domina a técnica e chega a resultado minúsculo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.