São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portátil de Simonsen leva xeque-mate

Ex-ministro tem três micros em casa

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Três micros não são demais para Mário Henrique Simonsen, 60, engenheiro, economista, professor e ex-ministro (Fazenda, de 1974 a 79, e Planejamento, 1979).
Em seu escritório na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, ele usa um IBM 486 comum, de mesa. Em casa e em palestras no Brasil ou no exterior, a cena é dos notebooks IBM ThinkPad 701 multimídia e Compaq Contura 400.
Por que dois portáteis? ``São coisas do casamento. Minha mulher também escreve as coisas dela, joga e é bom que cada um tenha o seu". Iluska Simonsen é enxadrista e ficou com o Compaq.
No ThinkPad, Simonsen utiliza os programas ``Word 6.0" -para redigir artigos para jornais e revistas-, ``Excel" -para as planilhas de cálculo de seus trabalhos acadêmicos- e ``Power Point", para apresentações gráficas nas conferências.
Nas horas de lazer, vale-se do ``ChessMaster" para boas partidas de xadrez. No confronto, o computador ainda leva a melhor. ``Ganho uma partida em três, mas só com `parceiros' fracos", diz Simonsen.
Na verdade, a estatística de sua performance no xadrez não tem o mesmo rigor das equações que desenvolve.
``Ao final de cada jogo o programa pergunta se eu quero registrar o resultado, mas eu só registro os que eu ganho."
(LR)

Texto Anterior: Expansão é fundamental para notebook
Próximo Texto: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS MODELOS DE NOTEBOOK
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.