São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os recursos do "Windows 95"

PAULO ANDRÉ S. PEREZ; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Após anos de espera, finalmente parece estar se tornando realidade um sistema operacional para micros PC que seja fácil de usar e capaz de realizar com segurança várias tarefas ao mesmo tempo.
O nome desse programa, responsável por controlar as funções básicas do microcomputador, é ``Windows 95", da Microsoft.
O lançamento, já adiado por várias vezes, está prometido para agosto próximo.
Enquanto isso não acontece, a Microsoft tem levado ao mercado versões prévias, para testes em condições reais de uso. A mais nova, em português, é a M8, testada pela Folha na semana passada.
Sua utilização demonstra que o ``Windows 95" combina, amplia e melhora recursos do DOS e do ``Windows".
Até a versão 2.x, o ``Windows" não apresentava desempenho e recursos suficientes para que fosse aceito com um padrão capaz de convencer os potenciais usuários e direcionar o desenvolvimento de software.
Com o ``Windows 3.x" (a família atualmente em uso na maioria dos micros tipo IBM PC), a situação melhorou muito, em termos de facilidade de uso.
Contudo, o ``Windows 3.x" ainda não é um sistema operacional, que controla as funções básicas do micro, mas sim uma camada que se sustenta em cima do problemático DOS.
Com o ``Windows NT", a Microsoft procurou desenvolver um sistema operacional moderno, mantendo a apresentação do ``Windows 3.x". Mas suas exigências de recursos computacionais para uma execução com desempenho razoável inviabilizam seu uso em micros domésticos.
O ``Windows 95" vai além. Sua tela com figuras que dão acesso a comandos traz recursos semelhantes aos do Mac, o programa rompe com as limitações do ``MS-DOS" e traz facilidades para a instalação de programas e periféricos.
Funciona em micros 386 com 4 Mbytes de memória RAM e mantém a compatibilidade com programas DOS e ``Windows" já existentes.

Texto Anterior: Cafezinho faz mal a micro
Próximo Texto: Saiba quem fez o teste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.