São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente Ramos se diz vitorioso nas Filipinas e afirma ter maioria

DO "THE INDEPENDENT"

O presidente das Filipinas, Fidel Ramos, se declarou ontem vitorioso nas eleições em que espera obter maioria parlamentar.
Eleito em 1992 com menos de um quarto dos votos, Ramos afirmou ter conseguido um novo mandato para implementar reformas econômicas no país.
Projeções sugerem que partidários do presidente devem conseguir 10 das 12 cadeiras do Senado em disputa, totalizando maioria de 21 das 24 cadeiras.
Na Câmara, projeções indicam que a coalizão governista deve ter 156 das 204 cadeiras. Dos 76 governos locais, o governo deve conseguir 56.
O triunfo de Ramos foi obscurecido por mais de 80 mortes ocorridas nas eleições. No pior incidente, na ilha de Jolo (sul), 11 morreram num conflito entre tropas do governo e milícias islâmicas.
Tradicionalmente atrás dos demais membros da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), a economia filipina cresceu 4,3% no ano passado, mais que o dobro do crescimento de 1993.
Para terminar suas reformas de abertura da economia a investimentos estrangeiros, Ramos necessita da Câmara e do Senado.
Os votos obtidos revelam que ele conseguiu escapar à revolta popular pela execução em Cingapura da babá filipina Flor Concepción.
O país também viveu recentemente um confronto com a China sobre a captura de peixe nas ilhas Spratly. No sul, guerrilheiros islâmicos do grupo Abu Sayaff mataram mais de 200 pessoas num ataque recente.

Texto Anterior: ONU se diz incapaz de defender Sarajevo de bombardeios sérvios
Próximo Texto: 'Times' faz acordo de venda de diário regional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.