São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU se diz incapaz de defender Sarajevo de bombardeios sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou ontem ser incapaz de defender a capital sitiada da Bósnia, Sarajevo, de ataques sérvios.
Representantes da ONU, entre eles o enviado especial Yasushi Akashi, descartaram uma retaliação ao ataque que matou 11 pessoas no domingo em Butmir (subúrbio de Sarajevo).
"Percebemos que não estamos em posição de defender uma `área protegida' pela ONU, disse o porta-voz Alexander Ivanko. Representantes sérvios afirmaram que a ONU havia sido prevenida do ataque.
O comandante da ONU na Bósnia, Rupert Smith, havia pedido que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar do Ocidente) bombardeasse posições sérvias nos arredores de Sarajevo.
Temendo represálias contra reféns e contra alvos na Croácia, a ONU desistiu dos ataques. "Não sinto que o uso de poder aéreo seja a melhor solução, disse Akashi.
A decisão, tomada de acordo com opinião de representantes da ONU na Croácia, desagradou o quartel-general das Nações Unidas em Sarajevo, cercada pelos sérvios há três anos.
Em Tesanj (Bósnia central), sérvios forçaram mais de cem idosos muçulmanos a abandonar suas casas e cruzar linhas de batalha para território em poder do governo bósnio (de maioria muçulmana).
O encrave muçulmano de Bihac (noroeste) tem sido bombardeado diariamente. Houve ontem ataques em Dubrovnik, na Croácia.

Texto Anterior: Veteranos têm medo na Tchetchênia
Próximo Texto: Presidente Ramos se diz vitorioso nas Filipinas e afirma ter maioria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.