São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Republicano propõe reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O mais provável candidato da oposição à Presidência dos EUA, senador Bob Dole, quer mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.
Ele disse que Jerusalém é ``a capital eterna e indivisível" de Israel e apresentou projeto de lei que obriga o governo a operar a transferência até 31 de maio de 1999, durante o mandato do sucessor de Bill Clinton.
Clinton, que vai tentar se reeleger, é contra a medida por achar que ela ameaça o processo de pacificação do Oriente Médio.
Jerusalém é cidade sagrada para três religiões (judaica, cristã e muçulmana) e objeto de discussões nas conferências de paz para a região.
A Organização para a Libertação da Palestina reivindica a parte oriental de Jerusalém para ser a capital do futuro Estado palestino.
A cidade inteira faz parte do território Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
Antes, ela havia permanecido dividida por 19 anos: a parte oriental pertencia à Jordânia e a ocidental a Israel.
Jerusalém tem área de 109 quilômetros quadrados, população estimada em 560 mil habitantes e é centro de grandes peregrinações religiosas.
Bob Dole, 72, já foi candidato a vice-presidente em 1976 e tentou sem êxito ser o candidato do Partido Republicano à Presidência em 1980 e 1988.
Com seu projeto de lei, Dole tem o evidente objetivo de atrair a influente comunidade judaica nos EUA.
(CELS)

Texto Anterior: FBI interroga filho de suspeito de atentado
Próximo Texto: Terrorista ameaça vencedores do Nobel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.