São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gratchev pede Exército forte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro da Defesa da Rússia, Pavel Gratchev, cobrou ontem do governo a existência de Forças Armadas mais fortes no país. A declaração aconteceu durante a parada militar do 50º aniversário da vitória sobre os alemães.
O principal problema militar russo, hoje, é o conflito contra os separatistas da Tchetchênia. Gratchev não se referiu explicitamente a esse conflito em seu discurso, mas o recado foi claro quando ele disse que ``a ameaça militar ainda existe". ``Ainda que a Guerra Fria seja passado, há os conflitos locais."
Gratchev tem sido responsabilizado pelo relativo fracasso da campanha russa na Tchetchênia. No início do conflito, ele disse que a vitória sobre os separatistas levaria apenas algumas horas. Foram necessários meses de conflito.
O desfile de ontem foi a primeira parada militar em Moscou desde 1990 -época em que ainda havia a URSS e desfiles militares eram um grande evento duas vezes por ano.
O presidente Boris Ieltsin assistiu ao desfile do palanque oficial. Participaram 10 mil soldados.
O desfile militar contou com tanques, demonstração de armas e desfile aéreo. ``Nossos Exércitos hoje estão preparados para o combate, sob controle e prontos para proteger nosso Estado", disse Gratchev.

Texto Anterior: Clinton se reúne com Ieltsin sob tensão
Próximo Texto: Veteranos têm medo na Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.