São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB busca candidato de consenso em Itaici

DA FOLHA SUDESTE

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) procura um candidato de consenso que una os grupos ``progressistas" e ``conservadores" para dirigir a instituição nos próximos quatro anos.
Essa tendência foi tema das conversas de bastidores na abertura ontem da 33ª assembléia geral da entidade, que acontece em Itaici, distrito de Indaiatuba (110 km a noroeste de São Paulo). Na segunda-feira a CNBB escolhe o sucessor de d. Luciano Mendes de Almeida, que deixa a presidência.
Uma articulação liderada pelo bispo auxiliar de Jundiaí, d. Amaury Castanho, tenta fazer decolar com um discurso ``moderado" a candidatura do arcebispo de Salvador, d. Lucas Moreira Neves.
D. Lucas evita falar sobre o assunto e nega a candidatura.
Já o vice-presidente da CNBB, ligado à área conservadora, d. Serafim Fernandes Araújo, 71, afirmou ontem que renuncia caso seja eleito. Ele espera se aposentar em quatro anos. Dom Amaury garante, entretanto, que ele jamais recusaria a presidência da CNBB.
Uma das hipóteses levantadas ontem pelo bispo de Jundiaí seria a formação de uma ``chapa" com d. Lucas na presidência e d. Serafim continuando como vice.
Na ala progressista, o bispo de Pelotas (RS), d. Jayme Henrique Chemelo, teria o apoio da atual direção. O vencedor precisa do apoio de dois terços dos 280 bispos com direito a voto.

Texto Anterior: Governo quer vender Vale para pequeno investidor
Próximo Texto: Petrobrás começa a demitir grevistas hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.