São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do Rio quer fábrica da VW em Resende

DA SUCURSAL DO RIO

O governo do Rio está concentrando a luta para conquistar a localização da fábrica de caminhões da Volkswagen no Estado no município de Resende, 161 quilômetros ao sul do Rio.
A princípio, o governo apresentou como outra possibilidade - além de Resende- Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Os esforços do governo fluminense também são muito maiores para a fábrica de caminhões. A fábrica de motores é considerada jogo perdido. Ela deve ficar em outro Estado, provavelmente São Paulo ou Minas Gerais.
Quando o presidente da Volkswagen, Pierre-Alain de Smedt, esteve no Rio, no início de março, para visitar o governador Marcello Alencar (PSDB), foi levado de helicóptero até antigas instalações da Fiat em Xerém, que poderiam ser utilizadas pela Volks.
A Volkswagen vai investir US$ 500 milhões nas duas fábricas e pretende empregar 5.000 pessoas.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ronaldo César Coelho, achava que a ``vantagem comparativa" para conseguir a fábrica no Rio era grande por já haver uma fábrica montada.
Coelho nega que a desistência de lutar por Xerém tenha por causa a violência. Na semana passada, houve um sequestro de um empresário em Petrópolis, a cerca de 40 quilômetros de Xerém.
As razões dadas pelo governo do Estado e entidades civis que participam do "lobby' (tentativa de convencimento) são técnicas.
Entre elas, a proximidade da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), produtora de aço, existência de entroncamento rodoferroviário e proximidade dos maiores mercados consumidores.
O presidente da Associação Comercial do Rio, Humberto Motta, alega que a fábrica em Xerém não seria boa por razões técnicas.
Em Xerém funcionou durante os anos 50 e 60 a FNM (Fábrica Nacional de Motores).

Texto Anterior: Despenca a venda de carros médios
Próximo Texto: Questão central; Antes da paralisação; Público e privado; Interesse confirmado; Duas instâncias; Crise a superar; Leite derramado; Monopólio estatal; Em obras; Primeiros passos; Voto das massas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.