São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edifício será implodido na próxima semana

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O edifício Alfred P. Murrah, que abrigava o funcionalismo público federal em Oklahoma City (capital do Estado de Oklahoma, no Centro-Sul Ocidental dos Estados Unidos), será implodido na semana que vem.
O governo norte-americano resolveu que essa é a maneira mais segura de destruir o prédio, alvo de atentado terrorista em 19 de abril passado.
Autoridades do Estado de Oklahoma argumentavam que a implosão do prédio público poderia provocar trauma adicional aos parentes das 167 pessoas mortas no atentado.
Elas queriam que o edifício fosse demolido, inclusive porque assim haveria alguma chance de se encontrar os dois corpos não resgatados.
Ainda não foi decidido o que será feito do local onde o edifício de nove andares se localiza, no centro da cidade.
As sugestões são inúmeras; incluem muitas de mau gosto e estão provocando polêmicas que demonstram que o clima de solidariedade humana criado a partir do atentado já acabou.
Uma delas foi erigir estátua com a imagem celebrizada por foto de agência ``Associated Press", em que um bombeiro carrega uma menina morta.
Mas ela despertou a oposição de políticos para quem isso daria proeminência excessiva aos bombeiros e poderia ferir a suscetibilidade de outras categorias profissionais envolvidas no resgate.
Há quem queira construir um monumento com os restos do prédio e uma coluna de concreto onde seriam inscritos os nomes das vítimas.
Outra idéia é a de transformar o terreno num parque com dezenas de ``playgrounds" em homenagem às crianças mortas no atentado.
O governo federal, que é o dono da propriedade, pode resolver ainda simplesmente construir ali um outro prédio para substituir o implodido.
(CELS)

Texto Anterior: EUA acusam mais um por atentado
Próximo Texto: Interditada avenida diante da Casa Branca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.