São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat conclama palestinos a luta por Jerusalém como capital árabe

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder palestino Iasser Arafat conclamou palestinos ontem a empreenderem uma batalha por Jerusalém como capital árabe.
"Os palestinos construirão sua nação pedra sobre pedra, até que a bandeira palestina seja hasteada nos muros, mesquitas e igrejas de toda Jerusalém", disse em discurso transmitido por rádio.
Jerusalém é sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. O setor oriental da cidade foi tomado por Israel da Jordânia na Guerra dos Seis Dias (1967) e é reivindicado como capital palestina.
Os israelenses, por sua vez, consideram a cidade capital "una e indivisível do Estado de Israel".
Israel anunciou no final de abril que vai confiscar 53 hectares de terrenos árabes no setor oriental da cidade para construção de casas.
Anteontem o líder da maioria republicana no Congresso dos EUA, Bob Dole, propôs que seja transferida a embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém, em sinal de reconhecimento da cidade como capital de Israel.
Países árabes ameaçaram romper relações diplomáticas com os EUA, se realizada a transferência.
A proposta foi rejeitada por Warren Christopher, secretário de Estado dos EUA -equivalente ao ministro das Relações Exteriores.
Os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos solicitaram uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para condenar o confisco de terras palestinas.
A embaixadora dos EUA na ONU, Madeleine Albright, se opôs a qualquer resolução condenando a desapropriação.

Texto Anterior: Rússia ataca na Tchetchênia
Próximo Texto: Sérvios atacam Sarajevo e atingem tanque francês da ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.