São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios atacam Sarajevo e atingem tanque francês da ONU

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sarajevo voltou a sofrer ataques sérvios ontem. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas pela manhã quando duas bombas explodiram no centro da capital bósnia, que tem população majoritariamente muçulmana.
Um tanque francês foi atingido por uma granada sérvia. O tanque é parte do efetivo das Nações Unidas na cidade. O ataque aconteceu depois que os franceses trocaram tiros com milicianos sérvios nas ruas de Sarajevo.
O incidente aumenta o temor do governo francês em relação à segurança de seus soldados. A França ameaça retirar seus militares das forças de paz da ONU.
Houve pesados combates também no nordeste da Bósnia, junto ao corredor que abastece a região controlada pelos sérvios. A região é próxima à fronteira tríplice entre Bósnia, Croácia e Sérvia.
Os sérvios bombardearam a cidade de Orasje, local de resistência bósnia e croata. Eles acusam os croatas de bombardear a cidade de Brcko, ferindo 15 civis sérvios.
O enviado especial da ONU à ex-Iugoslávia, Yasushi Akashi, disse que a situação na Croácia começou a se tranquilizar ontem.
A Croácia lançou uma ofensiva para recuperar a Eslavônia Ocidental, parte de seu território dominada pelos sérvios -a Krajina. Em resposta, os sérvios bombardearam Zagreb, a capital croata.
Os 14 mil refugiados croatas da Eslavônia Ocidental devem voltar ao território reconquistado por seu país em um prazo de três meses.

Texto Anterior: Arafat conclama palestinos a luta por Jerusalém como capital árabe
Próximo Texto: Japão vai acusar líder da seita Aum, diz jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.