São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda os códigos do mercado de viagens

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

O dia-a-dia do turista está repleto de palavras, às vezes, estranhas ao seu vocabulário. Muitos agentes de viagens parecem falar em códigos secretos. Para transitar com mais facilidade nos aeroportos, hotéis, agências e aviões, Turismo selecionou um glossário de A a Z. Confira.
A Abav - É a sigla da Associação Brasileira das Agências de Viagens. Há uma entidade nacional e outras regionais, como Abav-SP ou Abav-RJ.
Agência de viagem - Local onde o passageiro pode comprar pacotes para o Brasil e exterior, reservar passagens aéreas, hotéis, passeios e alugar um carro.
``Airpass" - Passe aéreo vendido pelas companhias para vôos regionais no exterior. Pode ser comprado nas agências de viagens do país com tarifas especiais (mais baratas) para estrangeiros.
Albergue - Tipo de hospedagem econômica no Brasil e no exterior. O telefone da Associação Paulista dos Albergues da Juventude (Apaj) é (011) 605-3077.
Alfândega (``customs") - Departamento da Receita Federal encarregado de vistoriar bagagens e mercadorias em trânsito. Cobra taxas dos passageiros que ultrapassarem o limite de US$ 500 para compras no exterior.
Alta temporada - É a época de maior demanda para viagens: férias de verão e de inverno e festas de final de ano.
AVA (Associação das Vítimas de Atrasos Aéreos) - Entidade que atende problemas envolvendo passageiros e empresas aéreas, como atrasos de vôos, desvio ou perda de bagagem etc. Tem departamento jurídico. Tel. (011) 605-6571.
B ``Bad & Breakfast" - É o café da manhã incluído na diária. Mas também pode ser um conceito próprio de hotelaria para classificar hotéis econômicos, pequenos, que servem apenas café da manhã.
``Budget" - Tipo de hotel econômico encontrado no exterior.
Braztoa/Cobrat - Sigla da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e Câmara dos Operadores de Turismo. A Braztoa representa 54 operadoras responsáveis por 85% das viagens dentro e fora do país.
C Câmbio - Operação de conversão de valores expressos em moeda de um país pelo equivalente em moeda do outro.
Cartão de embarque (``boarding pass") - Documento entregue pela companhia aérea, contendo os principais dados da passagem, como destino, nome do passageiro, poltrona e os números do vôo. Deve ser apresentado nos acessos do embarque e à aeronave.
``Cash" - Pagamento à vista de uma passagem aérea ou pacote.
CHD ou CH - Abreviação de ``child" (criança) usada para passageiros entre dois e 12 anos incompletos.
``Charter" - Vôo fretado, mais barato que o regular, mas também com várias limitações. O passageiro não pode, por exemplo, remarcar datas da viagem ou ter o bilhete endossado por outra companhia.
``Check-in" - É a apresentação para embarque em vôo ou para hospedagem na recepcão do hotel.
``Check-out" - Pagar a conta do hotel.
Cheque de viagem (``traveller's check") - Cheque de viagem que pode ser comprado em qualquer casa de câmbio do país mediante apresentação de passaporte e passagem aérea. É aceito na maioria das lojas, hotéis e restaurantes do mundo.
``City tour" - Passeio pelos principais pontos turísticos de uma cidade.
``Co-brand" - Marca compartilhada. Duas ou mais empresas se unem para lançar um produto em comum. Exemplo: cartões de crédito e milhagem criados recentemente por companhias aéreas.
``Code sharing" - Acordo entre companhias aéreas para a operação conjunta de alguns trechos. Prática muito comum no mercado.
Classes - Nos vôos internacionais, geralmente os aviões são divididos em três classes: primeira (``first class"), executiva e econômica (ou turística). Diferenciam-se pelo conforto e serviço.
Conexão - Troca de avião.
D DAC - Sigla do Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica. Fiscaliza horários de vôos, o grau de treinamento dos tripulantes e a infra-estrutura dos aeroportos. Mantém nos aeroportos balcões, onde os passageiros podem registrar queixas envolvendo companhias aéreas.
Dólar-turismo - Cotação usada para cálculo de preços da parte terrestre de um pacote turístico e para a compra de moeda pelo turista.
``Duty-free shop" - Lojas onde não é cobrado o imposto governamental e, portanto, os importados são mais baratos. Nos aeroportos brasileiros cada passageiro tem direito a gastar US$ 500.
E Embratur - Sigla do Instituto Brasileiro de Turismo, órgão do governo que tem como finalidade regulamentar, acompanhar e fiscalizar todas as atividades ligadas ao setor. Classifica hotéis e registra agências de viagens e operadoras.
Endosso - transferência do direito de transporte de um passageiro de uma companhia aérea para outra.
Escala - Parada do avião para embarque e desembarque. Na escala técnica, a parada acontece para abastecimento da aeronave, sem entrada ou saída de passageiros.
``Eurailpass" - passes ferroviários para a Europa com tarifas especiais para estrangeiros vendidos no Brasil.
F ``Finger" - Estrutura metálica acoplada à porta do avião, dispensando o uso de escadas móveis para embarque e desembarque.
``Forfait" - Pacote individual montado por uma agência exclusivamente para um passageiro ou um grupo pequeno.
``Fly and drive" - Pacote turístico que inclui avião e carro ou carro e hotel.
G ``Gate" - Portão de embarque ou desembarque.
GN-10 - Tarifa promocional, com prazo estipulado para permanência no destino.
``Go Show" - Embarque através da lista de espera.
I Iata - Sigla da International Air Transport Association, entidade que reúne empresas aéreas no mundo todo.
Infraero - Sigla da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, vinculada ao Ministério da Aeronáutica. É responsável pela construção, administração e operação dos aeroportos brasileiros.
``INF" ou ``IN" - Designação para criança entre 0 e 2 anos incompletos.
IVA - Imposto sobre Valor Agregado cobrado por alguns países, que pode ser abatido de compras ou serviços pagos por turistas, o que ocasiona descontos de 6,5% a 20% sobre o preço normal.
J ``Jet lag" - Estresse físico e psicológico que um passageiro sente devido a mudanças de fusos horários e a viagens mais longas.
L Leasing - É um sistema semelhante ao aluguel de carros, bastante utilizado na Europa. Só que o turista pode ``comprar" um veículo zero quilômetro das montadoras. Sem despesas extras, custa cerca de 30% menos que o aluguel de carro.
Localizador - Código fornecido pela companhia aérea ao passageiro após a reserva por telefone. É usado para emissão da passagem.
M Meia-pensão - Quando o hotel inclui na diária duas refeições.
Milhagem - Sistema utilizado pelas companhias aéreas para premiar os passageiros mais frequentes. Ao acumular determinado número de milhas, o passageiro ganha desde mudanças de classe do avião a passagens aéreas.
N NCO - Crédito que a companhia aérea dá ao passageiro em função do cancelamento de uma viagem.
``No show" - O passageiro não comparece para o embarque, mas não cancela a reserva na companhia aérea ou locadora de carro. No caso do avião, pode remarcar o bilhete sem nenhuma taxa adicional. Na locadora, tem sua reserva cancelada automaticamente. O ``no show" também ocorre quando o passageiro se apresenta até 30 minutos antes do vôo. Nesse caso passa automaticamente para a lista de espera.
O ``Overbooking" - A companhia vende mais lugares do que a capacidade do avião. Assim, alguns passageiros, mesmo com reserva confirmada, não embarcam.
Open - Passagem aérea sem data marcada para a viagem.
P Pacote - Preço final de uma viagem, que inclui hotel, avião, passeios e traslados.
PAX - Abreviação de passageiro.
Ponto a ponto - Tarifa promocional para o exterior, em que o passageiro tem restrições. As datas são previamente marcadas (paga multa se alterá-las) e há tempo estipulado para ficar no destino.
R Receptivo - Quando um guia de viagem ou profissional de agência recebe os turistas no aeroporto para levá-los ao hotel.
S Seguro-viagem - Seguro vendido no Brasil para cobertura de eventuais emergências (médicas, jurídicas etc) no exterior.
Seguro de carros - No caso de veículos alugados, há três tipos: o CDW isenta o passageiro em relação a roubo, incêndio, furto e colisão; o LDW prevê a cobertura do primeiro, mas também de eventuais danos a terceiros; e o PAI é contra acidentes pessoais.
``Sightseeing" - Visita aos pontos turísticos da cidade.
``Stand-by" - Ficar na espera.
T ``Time sharing" - Ou tempo compartilhado. O viajante ao invés de pagar a diária, compra o apartamento do hotel.
``Toll free" - Ligação gratuita.
Traslado (``transfer") - Serviço de transporte entre aeroportos e portos aos hotéis.
U ``Upgrade/ing" - Mudar de classe no avião (ou de categoria de apartamento no caso do hotel) sem pagamento de taxa adicional.
V Visto (``visa") - Autorização fornecida pelo consulado para a entrada no país.
Vôo sem escalas (``non stop") - Vôo sem nenhuma parada, nem mesmo escala técnica.
VIP - Abreviatura de ``very important person", termo utilizado para designar um atendimento ou serviço classe A.
``Voucher" - Documento que o passageiro leva para o exterior comprovando que foi feita uma reserva (de hotel, carro etc) ou pré-pagamento no Brasil.

Texto Anterior: Guerras e militarismo marcam história do país
Próximo Texto: Hotéis e navios têm sua própria linguagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.